Técnicas de Pintura

A pintura é uma técnica de aplicar pigmento em uma superfície, de forma a lhe atribuir cores, tons e texturas. As técnicas de pintura envolvem a superfície onde ela será produzida, e os materiais utilizados.

Tinta à óleo     Produzida a partir de um pigmento (pó colorido) e óleo de linhaça ou papoula. Era o material preferido dos grandes pintores (Mona Lisa é uma pintura a óleo). Um fato curioso é que uma tela pintada a óleo pode levar até cinquenta anos para secar completamente.

Aquarela          Trata-se de uma tinta brilhante e transparente, que atinge nuances diferentes, conforme vai sendo diluídas em água. Não existem registros precisos quanto ao surgimento desta técnica: supõe-se que esteja relacionado com a invenção do papel.

Guache             É semelhante à aquarela, podendo ser diluída em muita ou pouca água, mas não apresenta características de transparência, mesmo quando aplicadas em camadas sobrepostas. É composta por um pigmento (pó colorido), água e goma arábica.

Acrílico             Tinta de secagem quase instantânea, que também pode ser diluída em água. Permite que o artista combine técnicas da pintura a óleo e da aquarela.

Giz Pastel       Leonardo da Vinci costumava dizer que esta técnica era uma elegante maneira de “pintar a seco”. Trata-se de pigmento puro misturado a um agente aglutinante. Uma vez que o pigmento é aplicado em seu estado natural, as pinturas a pastel são muito mais intensas, estáveis e duráveis.

Carvão             É um dos mais antigos materiais para desenhos. É produzido por meio da queima do caule da tília ou salgueiro. É excelente para fazer esboços, pois se apaga com facilidade.