Publique seu Livro

Se Fernando Pessoa fosse vivo nos dias de hoje, e começasse a publicar poemas a partir do anonimato, seria considerado um gênio? Hoje em dia, ninguém lê um poema dele com isenção. Todo mundo tem a afetação de estar lendo um dos maiores gênios do século XX. Entretanto, enquanto estava vivo, o poeta não conheceu um décimo da fama que tem hoje. Um trabalho de gênio, portanto, não é capaz de garantir sozinho, o êxito literário. É preciso um bom marketing, que faça a obra se tornar conhecida.

Zélia Gattai começou a escrever com 63 anos e foi eleita para a Academia Brasileira de Letras. Joanne Rowling, autora de “Harry Potter”, ficou famosa mundialmente, vendeu 375 milhões de livros no mundo inteiro. Seu primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, foi rejeitado por 12 editoras . Só chegou mesmo a ser editado porque o filho do presidente de uma delas, gostou do livro e insistiu com o pai para editá-lo. A partir daí, foi um festival de prêmios, resultando na história de sucesso que você já conhece. “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” vendeu mais livros em um dia do que “O Código da Vinci” vendeu em um ano.

Planejamento
Muita gente escreve um livro sem planejar, e esse fato produz muitas dificuldades, como a ausência de um fio condutor que mantenha o foco no tema principal, excesso de abordagem em determinado assunto, carência em outro, e assim por diante. Definindo o objetivo da obra, fica mais fácil seguir uma linha de raciocínio coerente, evitando que o autor se perca no desenvolvimento do trabalho. Abaixo, temos alguns exemplos:
Educar / Orientar / Informar / Denunciar / Protestar
Entreter / Formar opiniões / Influenciar / Desenvolver a personalidade Registrar a história / Divulgar

Estilo

As obras de sucesso identificam seus autores com muita facilidade: Não é preciso alguém te dizer que determinado filme foi dirigido pelo Arnaldo Jabor. Ele tem um estilo e você consegue identificar isso assistindo ao filme. Poucos autores conseguem ser críticos da sua própria obra, mas é preciso tentar: é a única maneira de lapidar o trabalho, ao mesmo tempo em que você imprime seu estilo.

Revisão Ortográfica
Todo texto deve passar por uma revisão criteriosa antes de ser apresentado. Ainda que a nossa língua possua regras nem sempre simples, entende-se o vocabulário como sendo a ferramenta de um escritor, então é natural pressupor que ele o conheça bem. Normalmente, as editoras contam com o serviço de revisão ortográfica, no entanto, originais enviados com erros, não são analisados com simpatia.

Registro na Biblioteca Nacional
O Escritório de Direitos Autorais (EDA) funciona desde 1898, para o registro de obras intelectuais, e sua finalidade é assegurar ao autor, o direito sobre sua obra, de acordo com a Lei nº 9.610/98. Além do reconhecimento da autoria, o registro especifica direitos morais e patrimoniais e estabelece prazos de proteção tanto para o titular quanto para seus sucessores.