Jargões e Clichês

Toda reunião que se preza tenta quebrar “Paradigmas”. Palavras como essa, já foram elegantes um dia, mas a repetição exaustiva banalizou seu uso.

Jargão é uma expressão ou palavra comum para um grupo profissional. Seguem abaixo, alguns jargões utilizados em áreas diversas do conhecimento, e que atualmente, costumam produzir  experiências cansativas e carentes de conteúdo:

stand by         Significa estado de espera. Se você comprou uma passagem aérea em stand by significa que vai voar se sobrar vaga; Se um equipamento eletrônico encontra-se nesse status, é porque está parcialmente ligado, aguardando algum comando. – No aguardo.

Delivery          Significa entrega. Inicialmente utilizado por pizzarias que atendem em domicílio, foi ampliado para atender qualquer solução que chegue até o cliente.

upgrade. Atualizar, modernizar. Atualmente usado até no setor aéreo para designar uma troca de passagem por categoria superior

Agregar valor            Antigamente significava tornar algo mais útil. Hoje em dia, o termo é utilizado por executivos para adicionar nos produtos ou serviços, algo que não se sabe direito o que é

Melhores práticas    Este termo surgiu nos manuais técnicos de produtos americanos (Best Pratices), e resumia a experiência práticas dos desenvolvedores para auxiliar novos usuários do produto ou serviço

Holistico         Teoria filosófica que trata das das relações entre os componentes do meio ambiente. Sendo assim, uma visão holística é abrangente, que considera todos os aspectos possíveis. O nome vem do grego, Holos, que significa todo.

Mudança de paradigma      Paradigma significa um elenco de conceitos e métodos aceitos como verdadeiros por um conjunto de pessoas. Um paradigma influencia a interpretação dos fatos, porque traz em si, uma idéia pré-concebida. Na prática, significa algo que as empresas tentam quebrar mas nunca conseguem

Workshop      Espécie de palestra em que a platéia participa ativamente, promovendo perguntas e debates.

Sopa de letrinhas     Muito utilizado em TI – Tecnologia da Informação, para designar as siglas e abreviaturas do mundo da informática

Estado da arte          Significa o nível mais alto de desenvolvimento de um produto ou serviço. A BMW reflete o estado da arte em tecnologia automobilística.

Sinergia         Significa que o todo é maior do que a soma das partes: Se cada ser humano consegue levantar 50 Kg, dois seres, juntos levantam mais do que 100 Kg.

O clichê é uma palavra de origem francesa para representar uma expressão desgastada pelo excesso de uso. Esse tipo de repetição demonstra falta de imaginação e pobreza de estilo.

 

a todo vapor.

a toque de caixa.

A união faz a força

abrir com chave de ouro

antes tarde do que nunca

aparar as arestas

bater de frente com alguém

caixinha de surpresas

carreira coroada de êxito

chamando urubu de meu loro

chegar a um denominador comum.

dispensa apresentações

disponibilizar informações

do Oiapoque ao Chuí

erro gritante

faça por merecer.

grande maioria

mais perdido que cego em tiroteio

matando cachorro a grito

operar mudanças

requintes de perversidade

rindo pra não chorar

seria cômico se não fosse trágico

tempo de vacas magras