Historia da Arte

A história da arte se mistura à história do próprio homem, considerando que as primeiras manifestações datam de 25.000 a.C. antes mesmo do surgimento da escrita. Na França há um grande número de obras pré históricas em bom estado de conservação, nas cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho. A arte é o mais expressivo registro desta fase do desenvolvimento humano. A forma mais antiga de arte conhecida é chamada de Arte rupestre, representada por pinturas e desenhos gravados nas cavernas.

 

Os historiadores dividem os períodos de acordo com o estilo estético ou com o movimento vigente. A arte registra as idéias e os ideais dos povos ao longo dos tempos, de forma a auxiliar a compreensão da história do homem no mundo.

 

Durante praticamente toda a Antigüidade, a arte esteve ligada aos rituais religiosos. O Renascimento trouxe consigo a noção de perspectiva, e o ambiente favorável para o surgimento de novos estilos e técnicas. Foi sem dúvida, o período mais rico, mais importante para a arte no mundo. O espírito humanista desse período é fortemente representado pela figura do homem vitruviano, de Leonardo da Vinci.

 

Principais períodos dos movimentos artísticos

 

Arte na Pré-História

Arte Mesopotâmica

Arte do Egito

Arte na Grécia Antiga

Arte Romana do Ocidente e do Oriente ( Arte Bizantina )

Arte Gótica

Renascimento

Maneirismo

Barroco

Rococó

Neoclassicismo

Academicismo

Romantismo

Naturalismo

Realismo

Impressionismo

Arte Acadêmica

Art Noveau

Pós Impressionismo

Expressionismo

Fauvismo

Abstracionismo

Construtivismo Russo

Dadaismo

Surrealismo

Futurismo

Op Art

Naif

Arte Conceitual