Gêneros de Pintura

Retrato                 Gênero que surgiu a partir do período da Renascença, e é considerado como um precursor da fotografia. Rembrandt ficou famoso pintando retratos, e esta técnica fiel nos permitiu conhecer as fisionomias de Colombo, René Descartes, entre outros. O retrato mais famoso é a La Gioconda de Leonardo da Vinci. Os pintores desenvolveram a técnica do terço, até hoje utilizada na fotografia e em vídeo. A regra diz que os olhos da pessoa devem estar a altura de um terço superior, assim como a linha do horizonte na paisagem. A pessoa não deve ficar de frente e no centro, como se faz quando se tira uma foto para documento, mas parcialmente em perfil.

 

Auto-retrato          É a imagem do próprio artista. O mesmo Rembrandt que adquiriu fama pintando retratos, teve sua imagem comprometida ao produzir dezenas de auto-retratos, pois foi acusado de pintar só o que desejava. Na verdade, poucos pintores resistiram ao desejo de deixar uma marca da sua passagem pela vida.

 

Natureza-morta    Representação de seres inanimados, (vaso com flores, frutas sobre a mesa). Há registros desse tipo de pintura desde a idade média, mas é no Renascimento que este gênero se consolida, com obras de Pieter Aertsen Michelângelo e Caravaggio. Davi Ribeiro explica que por muitas vezes, a natureza morta foi considerada um gênero menor, porque é feita por homens, e não sobre eles. Ainda que a disposição dos elementos pareça despretenciosa, Cézanne a estudava criteriosamente, antes de pintar.

 

Paisagem              Gênero que surgiu durante o Renascimento, e representa um lugar, urbano ou no campo. A paisdagem natural é obtida na natureza, virgem da interferência humana. A paisagem modificada pela ação do homem (Um edifício, por exemplo), é chamada de Humanizada. O período renascentista trouxe ênfase a este gênero de pintura

 

Nu                         Gênero muito praticado na Grécia antiga por escultores, mas foi perdendo espaço devido aos rigores da religião. Ao final do Renascimento, os excessos religiosos foram atenuados, então o nú artístico se popularizou novamente