Revista Literária
Elementos visuais
 
 

 Página Inicial

  Teoria  Literária

  Biografias

  Colaboradores

  Publique seu livro

  Concurso literário

  Arte Visual

  Entre em contato

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Os caminhos e desafios do escritor brasileiro

Leia mais >>

 
 

 

 

Uma obra de arte não é apenas a tradução da inspiração do artista. O conjunto final precisa comunicar alguma emoção e/ou senso de estética, para despertar alguma reação nas pessoas.

A matéria prima de linguagem visual é estruturada pelos seguintes elementos formais:

 

  Ponto            Unidade visual mínima, que serve como referência. A técnica pontilhista usa cores primárias com pinceladas em formas de pontos. 

  Forma            O contorno em duas dimensões de um objeto.Para ser isolada necessita de alto contraste. As três formas básicas são: Triângulo, Quadrado e Círculo. Mondrian criou obras com aspecto geométrico, através da composição de quadrados 

  Textura          Preenche a forma e permite uma apreciação tátil do objeto. É possível que uma textura não apresente nenhuma qualidade táteis, apenas óticas. 

  Volume           É o aspecto tridimensional do objeto, e é fundamental para dar realismo à imagem.A luz difusa é a mais adequada para modelar o volume. 

  Cor                 Cor compõe integralmente o mundo visual e sua percepção é quase inconsciente, mas está intimamente ligada às emoções. Cores quentes são associadas ao fogo (vermelho, laranja, amarelo) e são estimulantes. Cores frias são associadas ao gelo (azul, verde) e exercem efeito calmante. Há também as cores primárias (Azul, Vermelho e Amarelo) que não podem ser formadas a partir de nenhuma mistura, somente são encontradas em seu estado natural. Picasso, influenciado por Degas e Lautrec, teve o chamado período azul, em que essa cor predominava em seu trabalho (A casa azul, de 1901). Pouco depois, iniciou o período rosa, representado pela tela Família de Arlequins, de 1905. 

  Movimento     Trata-se de uma sugestão de movimento em uma manifestação estática. Marcel Duchamps utilizava este recurso. 

  Composição Composição é o arranjo dos elementos do quadro: o assunto principal, o primeiro plano, os motivos secundários. É a qualidade estética da imagem que inclui textura, equilíbrio de cores e formas e outras variáveis que combinadas formam uma imagem comunicativa e agradável de se ver. 

  Contraste       É a técnica visual mais importante para o controle da mensagem que o pintor deseja transmitir. 

  Luz                 No impressionismo a luz era utilizada para suavizar os contornos, e refletia objetos na penumbra.

 

©2002 Revista Literária                 Política de privacidade