Conceitos Básicos

Rima

Rima é uma homofonia utilizada para repetir sons em um texto literário.São classificadas conforme sua posição no texto, sonoridade, entre outros aspectos

Quanto ao valor
Pobres Rimas entre palavras de mesma classe gramatical

 

Há muito o que viver, e nada para explicar

Amor sem começo… e sem hora de acabar

Ricas Quando acontecem entre palavras de classes gramaticais diferentes

 

Com a força da camisa

E a delicadeza do cristal

nunca tinha visto um igual

Preciosas ou raras Entre palavras de difícil combinaçao

 

Por dentro, a mumia,

E o silêncio que resume-a

 

Quanto a sonoridade
Perfeitas Completa identidade dos sons (homofonia)

 

Tu és, divina e graciosa

Estátua majestosa

Imperfeitas Há uma sutil diferença entre os sons

Os lábios, temperados de sal

A pele, morena de sol

 

Quanto a posição na estrofe (onde ocorre a ressonância)
Tipo de rima Representação Conceito
Emparelhada AABB O primeiro verso rima com o segundo            O terceiro rima com o quarto
Cruzada ABAB O primeiro verso rima com o terceiro              O segundo rima com o quarto
Interpolada ABBA O primeiro verso rima com o quarto                 O egundo rima com o terceiro

 

Quanto a posição no verso
Externas Quando a rima acontece no final do verso

 

Eis-me aqui em Portugal,

terra onde nasci,

por muito que goste dela,

ainda gosto mais de ti

Internas Ocorrem no início do verso

 

Sonhar mais um sonho impossível

Lutar quando é fácil ceder

Métrica

Os versos devem ter a mesma quantidade de sílabas (métrica). Veja um trecho da música “Com açúcar, com afeto” de autoria de Chico Buarque de Hollanda

 

1 2 3 4 5 6 7 8
com a çú car com a fe to
fiz seu do ce pre di le to
pra vo pa rar em ca sa

Pela beleza da música, parece não haver compromisso com a métrica, mas o poema foi idealizado com precisão matemática.

 

Estrofes

Estrofe é um conjunto estruturado de versos, que se classifica conforme o número de linhas

Tipo de estrofe Quantidade de versos
Monóstico 1
Dístico 2
Terceto 3
Quarteto ou quadra 4
Quintilha 5
Sextilha 6
Sétima 7
Oitava 8
Nona 9
Décima 10
Irregular 11 ou mais

A quantidade de estrofes, determina a qualidade do texto literário:

Soneto           poema formado por dois quartetos e dois tercetos, com versos  decassílabos e conteúdo lírico (Admite-se variações, como por exemplo, três quartetos e dois dísticos)

Balada           poema formado por três oitavas e uma quadra;

Rondel           poema formado por duas quadras e uma quintilha;

Soneto

Tipo de poesia com 14 versos, organizados em dois quartetos e dois tercetos (Petrarquiano). Admite-se também a disposição de  três quartetos e um dístico (criado por William Shakespeare), e ainda, a disposição dos versos em corpo único (Monostrófico). Vinícius de Moraes e Augusto dos Anjos foram grandes expoentes em sonetos de língua portuguesa.

Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

Haicai

O Haicai surgiu no Japão, com foco na concisão e na objetividade. Afrânio Peixoto foi o primeiro brasileiro a produzir um haicai em 1919. A rigor, o haicai é um poema de três linhas e 17 sílabas assim distribuidas: 5 sílabas na primeira linha, 7 na segunda e 5 na terceira.

Geralmente, o haicai registra um momento ou sensação, e está sempre relacionado com os fenômenos da natureza.

no despenhadeiro

a sombra da pedra

cai primeiro

Carlos Seabra

Indriso

Variação do soneto, criada pelo espanhol Isidro Iturat, espanhol, em 2001. É composto por dois tercetos e duas estrofes de verso único (monósticos).

Luna Menguante

El centauro se asoma por la ventana

y la mujer dormida está hablando en sueños.

Llora y ríe, porque un centauro la rapta.

Cabalga en su sueño la mujer dormida,

cabalga en su sueño y es cabalgada.

En la selva, nadie la oye cuando chilla.

Llora y ríe como nunca en su vigilia.

El centauro la mira… por la ventana.

Isidro Iturat

 

Redondilha

Poema de orígem espanhola, com estrofes de cinco (redondilha menor) ou sete sílabas (redondilha maior)

Paratodos

Chico Buarque

o meu pai era paulista

meu avô, pernambucano

o meu bisavô, mineiro

meu tataravô, baiano

meu maestro soberano

foi Antônio Brasileiro